terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Processo Formação de Palavras – Composição 5ºano

Processo Formação de Palavras – Composição 5ºano
Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
tempo
tempo-ral
tempo-rizar
tempo-rão
cas-a
cas-ebre
cas-arão
cas-inha
feliz
felic-idade
in-feliz
feliz-mente
in-feliz-mente


RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.

                 PREFIXOS – antes do radical
 AFIXOS
                 SUFIXOS – depois do radical

COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração. Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes.
                 Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente)

ONOMATOPÉIA – palavras que reproduzem aproximadamente alguns sons. Ex: pingue-pongue / tique-taque / zunzum / cacarejar / miar / latir

ABREVIAÇÃO, SIGLAS E ABREVIATURAS – consiste em apresentar as palavras de modo resumido, para economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita.
a) Siglas – AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ; ONU (Organização das Nações Unidas)
b) Abreviação – as palavras são reduzidas. Ex: moto (motocicleta) / foto (fotografia) / quilo (quilograma) / pneu (pneumático)
c) Abreviaturas – p. (página) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua)
ATIVIDADES:
1) A uma ausência (Antônio Barbosa Bacelar)

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.

a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
b) Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das palavras sublinhadas no texto.

2) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:


A arca desconjuntada                                                Toda querendo sair
Parece que vai ruir                                                                    (Vinícius de Moraes)
Entre os pulos da bicharada


3) Leia este poema
Ceninha caseira

A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.

No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?

4) Leia o poema.

Super (Ulisses Tavares. Caindo na real. São Paulo: Brasiliense, 1984)
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!

a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c) O que indica, no texto, o prefixo super ?
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário